segunda-feira, 10 de março de 2008

Anjos, Fadas e Sereias



Análise Crítica
Texto: Anjos, Fadas e Sereias
12 Teses sobre cibercultura de Rui Magalhães


Anjos, Fadas e Sereias” é um artigo de Rui Magalhães cujo tema aborda o mundo virtual – o ciberespaço e as várias vertentes que o envolve e influencia.



Cibercultura é uma cultura contemporânea que está presente na vida quotidiana de cada indivíduo é uma relação social das comunidades no espaço electrónico virtual, uma relação íntima entre as novas formas sociais e as novas tecnologias.

O artigo “Anjos Fadas e Sereias” aborda o tema ao nível civilizacional, ou seja, o ciberespaço e a cibercultura estão integrados num estado de civilização de uma forma interligada em conjunto com alguns dos mais importantes desenvolvimentos tecnológicos na era da modernidade. No aspecto político, a liberdade formal e a autonomia atingem o seu ponto máximo a reprodução de informação é infinita, um nunca mais acabar.
No ambiente ciberespaço tudo é aberto a uma escala planetária, reduzem-se todas as formas de exterioridade, poder-se-á dizer que já não existem verdadeiramente objecto de comunicação, todos podem comunicar com todos. No mundo cibernético os objectos deixam de ser reais e são substituídos por representações, cada vez mais tudo é representado de uma forma virtual.
Anjos Fadas e Sereias faz a comparação com imagens quotidianas mas também materializam e medeiam o desejo de ligação com os elementos do infinito, do transcendente e ancestral. A rede está cheia de anjos fadas e sereias,” cada indivíduo torna-se anjo, fada e sereia, para os outros e para si”, a vida concreta desenrola-se no interior da rede de metáforas que remetem para outras, o homem tem uma posição ambivalente: atracção e medo.
A cibercultura é um modo de ligação entre “os homens e os homens” tudo está em rede e a rede está em todo lado, ela é uma teia, uma vivência universal e virtual, não existem meios para atingir os fins, a rede não tem limites.

No ciberespaço o homem atinge o seu auge, interage com tudo e todos torna-se protagonista de si mesmo, do seu poder e da sua liberdade, organiza o seu espaço virtual ao seu gosto e à sua medida.

Sem comentários: