quarta-feira, 12 de março de 2008

buzzword: netgeneration.

BUZZWORD

BUZZWORD BUZZWORD BUZZWORD

BUZZWORD BUZZWORD BUZZWORD BUZZWORD


BUZZWORD BUZZWORD BUZZWORD

BUZZWORD BUZZWORD




Don Tapscott escreve «Growing Up Digital - The Rise of the Net Generation» direccionado, precisamente, aos empresários, à sociedade e à família. O objectivo é alertar, para que se evite, futuramente, um choque de gerações de grandes proporções.



Crianças e adolescentes revelam um nível de curiosidade sem precedentes; são independentes e autónomas; pensamento crítico muito activo e um espírito muito grande para a inovação e descoberta, a sua capacidade intelectual adquire também pensamento abstrato operacional. Os jovens da década de 90 têm tolerância e uma natural aceitação da diversidade operacional , gostam de colaborar e trabalhar em rede em equipa num processo natural e não artificial; avaliam resultados pela sua prática e não pela retórica; a sua necessidade de resultados revela-se no imediatismo e a sua escala é medida em tempo real; nota-se uma preocupação precoce com a afirmação da sua maturidade.Nas escolas de facto os estudantes da 'geração Internet' chegam ao sistema educativo com um forte desejo de saber e compreender, frequentemente potenciado pela anterior exposição à Internet e às experiências pessoais de auto-descoberta, procura pessoal e pensamento crítico que a Web lhes oferece.


Esta é uma geração voltada para os objectivos, cautelosa, de estudantes pragmáticos que se preocupam honestamente sobre a sua educação, de formas que não vimos acontecer em gerações anteriores.



A internet permite a igualdade de oportunidades na difusão de comunicação, através das páginas pessoais, fóruns, chats, weblogs etc. os cidadãos passam de receptores passivos a emissores. A web serve mais do que nunca para intensos debates, críticas e opiniões. A rede potencia o "activismo e a militância"dos netcitizens à escala mundial e numa esfera gocal.




"... os meios estão saindo de um modelo analógico, da concepção eletromecânica da comunicação, para outra totalmente oposta, a digital.." (Marshall Mcluhan)
































.

1 comentário:

rosa velho disse...

A reflexão poderia ser um pouco mais concreta.

Inês Amaral