quarta-feira, 7 de maio de 2008

Comunicação Empresarial






Numa economia de mercado à escala global como a que existe na actualidade, só sobreviverão as organizações que tiverem melhores condições para competir. O mercado é muito dinâmico e agressivo e tem forçosamente que haver diferenças entre elas que lhes possibilitem ser reconhecidas no mercado como as melhores.

A Comunicação Empresarial é uma actividade estratégica de qualquer organização; engloba supervisão de assessoria de imprensa, relações – públicas, marketing, publicidade, bem como, acções de comunicação e imagem que envolve o público interno e todo e qualquer relacionamento com o público externo.

A junção destas duas constatações levou a que, ao escolher Blogs relacionados com Comunicação Empresarial, tive sempre em consideração a perspectiva empresarial no sentido da comunicação e imagem sendo eles mais um meio/veículo para chegar ao público –alvo.

No Google fui pesquisando alguns Blogs, embora com alguma dificuldadeporque existe pouca matéria sobre o tema. Aproveitei a sugestão da Professora Inês Amaral de alguns links de Blogs de comunicação, apresentados na plataforma de cibercultura.

Relações Públicas
O Blog de Bruno Amaral é muito interessante escreve acerca de algumas áreas da comunicação, R.P. e Marketing, de uma forma clara e objectiva.

O melhor recurso para o diálogo sobre relações públicas e marketing, por Bruno Amaral
http://www.brunoamaral.com/relacoes-publicas/


Comunicação Empresarial
O Blog de Márcio contém uma frase que remete, precisamente, para aquilo que se passa no meio empresarial.
“Os projectos não fracassam por falta de apresentações de powerpoint,gráficos, relatórios ou estatísticas mas fracassam por falta de comunicação.”


Assessoria de Imprensa
Aprender - O Portal do Ensino Superior

Blog de Assessoria de imprensa: uma ferramenta de comunicação diferenciada.
Apesar de ser um portal de Ensino Superior, considero que tem algumas dicas com interesse.
http://aprender.midiaweb.com.br/noticiaInterna.php?IDx=17

“Pesquisa da Ipsos/Marplan, elaborada para a Associação Nacional de Jornais (ANJ) *, revelou que, antes do processo de decisão de compras, 55% dos consumidores consultam jornais e encartes. Esse resultado valida o serviço desenvolvido pelas assessorias de imprensa, que trabalham para que seus clientes tenham os melhores resultados nos veículos de comunicação, sempre de maneira espontânea.”
Lugares Comuns - Blog de Luís Paixão Martins, o guru da comunicação empresarial ...
Referencio este blog, porque ao ler o perfil Luis Paixão Martins, verifico que tem tudo haver com a minha pesquisa na área de comunicação empresarial. Blog com uma listagem enorme de tags ligados a esta matéria.

Sugestão de alguns livros neste Blog.

Em jeito de conclusão

“…Analisando o panorama nacional verificamos que são raras as empresas portuguesas que possuem ou sequer interagem com blogs. Acho que sobretudo aquilo que as impede de “mergulhar” na blogosfera é o medo de perder o controlo para os consumidores. A relação empresa-consumidor deixou de ser unidireccional e hoje em dia qualquer cliente pode ampliar a sua voz, seja em protesto sejam para aprovar as práticas de uma dada empresa ou os méritos de um certo produto. E este é algo que foge ao que até agora era o paradigma dominante ao nível da gestão e administração. Para outros, no entanto, os blogs não passam de uma moda passageira que mais tarde ou mais cedo desaparece.
Na realidade, estas empresas estão a perder oportunidades únicas para entrar em contacto com actuais e potenciais clientes e de obter conhecimento sobre o mercado e os seus produtos de uma forma directa e sem intermediários. Os blogs em particular, e toda os elementos que constituem aquilo que se designou de social media, são ricos em informações que as empresas poderiam e deveriam aproveitar para assumir uma nova postura, criar novos produtos, ou corrigir processos defeituosos…”












1 comentário:

rosa velho disse...

Exercício avaliado.

Óptimo trabalho Alda :)

Inês Amaral