quarta-feira, 23 de abril de 2008

comunidades virtuais: tema Ecologia



O objectivo deste trabalho foi analisar, testar e comparar alguns motores de busca activos na Net. Efectuei uma pesquisa acerca de comunidades virtuais, newsgroup, weblogs, chat’s, fóruns e sites de relacionamento, sendo a Ecologia o tema em questão.
“Com o desenvolvimento das tecnologias da informação, nós que colaboramos na Wikipedia formamos uma comunidade virtual.”
Cada vez é mais importante dar visibilidade a movimentos ideológicos, para que despertem na sociedade o interesse em discutir e reflectir sobre estes problemas ambientais. Através da Internet de chat’s, blogs, fóruns, grupos de discussão, comunidades virtuais, permitindo construir uma rede de comunicação, interagindo com outros utilizadores que possam compartilhar de ideias semelhantes.

A pesquisa foi efectuada nos motores de busca Google, Yahoo, Terravista, Youtube e Wikipedia.

Após digitar palavras chave relacionadas com Ecologia e utilizando as aspas como operador boleano, para especificar a pesquisa, foram obtidos imensos resultados com indicação de endereços web, de centros de pesquisa e instituições referentes ao tema. Ao procurar sites criados por utilizadores entrei no Blogger e verifiquei que existem aproximadamente 607.000 resultados no Google para blogger ecologia.

MIT – Fundamentos da Ecologia.
http://www.universia.com/.

Este site representa muitas das diferentes comunidades ecológicas encontradas em todo o mundo. Sendo uma rede de universidades poderá, também ser uma rede de oportunidades.

Eco & Acção – Ecologia e Responsabilidade com Ana Echevengué
http://www.ecoeacao.com.br/

É um site brasileiro onde se verifica a preocupação ambiental a muitos níveis, com referências a outros sites:

Agência noticiosa de divulgação e acção tanto ao nível da cidadania, integração e problemas climatéricos – Dia Mundial da Terra.

http://www.ecoterrabrasil.com/.
O objectivo deste site é informar, difundir e fomentar a construção sócio ambiental. Alterar mentalidades e posturas, fomentar a utilização racional dos recursos naturais. Concluo que é um site com muito interesse, há de facto uma preocupação muito grande neste tema.

SCOM – Universidade do Minho
http://www.scom.uminho.pt/
Cada Newsgroup é um grupo de notícias que discute e analisa um tema específico, neste caso a discussão é sobre o meio ambiente e ecologia.
Acedi a este site porque verifiquei que o potencial deste serviço é muito grande, tanto na abordagem de uma variadíssima gama de assuntos e temas de qualquer natureza, como de uma forma simples e eficaz obter uma informação especifica que poderá ser sobre o tema em questão – Ecologia.

Orkut Ecologia
http://vidaeambiente.blog.Orkut
Para o Dia da Terra.
Site de relacionamento, rede social – Prémio Super Ecologia 2004
Evitar um choque entre Índios isolados e a civilização tecnológica.
Acedi a estes sites porque relativamente ao tema Ecologia, o Brasil tem, de facto, muita coisa e existe uma grande consciencialização para este problema.




Filmes e mais filmes sobre o tema Ecologia
http://www.youtube.com/watch?v=iYFZD6841WA

Este blogger é dedicado a todos aqueles que defendem a fauna e flora. Aqueles que gostam, participam, estudam, pesquisam sobre e que contribuem para a preservação e conservação de um Meio -Ambiente Ecologicamente correcto.
http://ecologiabr.blogspot.com/


Yahoo
http://www.yahoo.com/
http://www.greenpeace.org/international/

Greenpeace

... Greenpeace fazendo guerrilha na India trocando lâmpadas...

Ele faz uma excelente acção de guerrilha para consciencializar as pessoas, sobre o desperdício de energia.

Este link é muito interessante porque promove o Marketing de guerrilha bem como discussões nas comunidades virtuais.

http://marketingdeguerrilha.wordpress.com/

http://ultimahora.publico.clix.pt

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia


Greenpeace cria cidade virtual ecológica

Uma das maiores organizações mundiais independentes que procura a sensibilização e conservação, as todos níveis.
Movimentos ambientalistas como o Greenpeace conseguem divulgar as suas acções e fazer com que as suas convicções sejam questionadas por uma enorme audiência virtual.


Uma Verdade Inconveniente de Al Gore

http://www.climatecrisis.net/

Neste site Al Gore denuncia a deterioração do ambiente.







Chat Terravista
A distância já não é um problema: o Chat Terravista aproxima toda a gente.
http://busca.terravista.pt/

Cartoons: Chris Madden
http://divulgarciencia.com/categoria/ecologia/

Blogs de Ciência que passam pela divulgação e versam a ciência.
Muito pertinentes estes cartoons para o tema Ecologia.

Conclusão

O admirável mundo novo da Rede?
"Os entusiastas saúdam o potencial da rede em realizar conexões sem levar em conta raça, credo, gênero ou geografia. Como Amanda Walkers afirma, online:
Cada avanço em comunicação transforma a natureza da realidade como nós a conhecemos. ...A Internet já é um outro revolucionário método de comunicação. Pela primeira vez na história do mundo, eu tenho um rápido e progressivo diálogo com pessoas, não importando sua localização física, agenda, ou outros impedimentos ... O mundo está mudando, e somos protagonistas disso, estejamos fazendo algo ou não.


...Ainda mais recentemente, os sociólogos descobriram que laços de vizinhança e parentesco são apenas uma porção de todas as pessoas envolvidas em redes comunitárias, porque com carros, aviões e telefones podemos manter as relações mesmo em longas distâncias (Wellman 1988a). Eles perceberam que a comunidade não tem que ser um grupo solidário de vizinhos densamente entrelaçado, também podem existir como rede social de filiação, amizades e colegas de trabalho que não necessariamente vivem próximos. Não é que o mundo tenha se tornado uma aldeia global. Como McLuhan disse originalmente, a aldeia particular de cada um pode agora abranger todo o globo. Essa revolução conceitual significou um deslocamento da comunidade em termos de espaço - vizinhanças - para sua definição em termos de redes sociais (Wellman 1988)."

Sugestão de leitura - Cibercultura

Texto - Comunidades virtuais: activismo e militância num novo espaço público.

Sem comentários: